Neste estudo foi investigada a capacidade de dois porcos miniatura Panepinto e dois porcos Yorkshire (Sus scrofa) para aprender a jogar um videojogo dirigido com um joystick. Os animais foram treinados para manipular um joystick com um focinho que controlava um cursor mostrado num monitor de computador. Os porcos deviam mover o cursor para tocar em alvos colocados em uma, duas ou três paredes colocadas aleatoriamente no monitor, se tocavam com o cursor em um dos alvos eram recompensados. A aprendizagem do jogo requereu uma compreensão conceptual da tarefa assim como capacidade para a execução motriz.
Os resultados finais revelaram que todos os porcos obtiveram resultados significativamente acima do acaso nas primeiras tentativas para acertar com o cursor nos alvos, o que significa que compreenderam a associação entre o joystick e o movimento do cursor.
Estes resultados indicam que apesar das limitações visuais e de destreza, os porcos têm a capacidade de aprender a jogar um videojogo controlado com um joystick. Devido às limitações da metodologia do joystick sugere-se que futuros estudos das capacidades cognitivas dos porcos e de outras espécies domésticas sejam utilizados monitores tácteis ou outra tecnologia avançada ligada a um computador.
Croney CC, Boysen ST. Acquisition of a Joystick-Operated Video Task by Pigs (Sus scrofa). Frontiers in Psychology. 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.631755